Projeto de Interface Web [PIW]

Objetos de estudos em IHC

ProfºEduardo Pezutti

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Objetos de estudos em IHC

IHC é uma disciplina interessada no projeto, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano, juntamente com os fenômenos relacionados a esse uso (Hewett et al., 1992)

IHC como área multidisciplinar

Benefícios de IHC

Aumentar a qualidade de uso de sistemas interativos apresenta vários benefícios para a experiência pessoal do usuário em decorrência do uso e, consequentemente, para a sua vida (Norman, 1988; Rubin, 1994; Bias e Mayhew, 2005). Esse aumento da qualidade de uso contribui para:

  • aumentar a produtividade dos usuários, pois, se a interação for eficiente, os usuários podem receber apoio computacional para alcançar seus objetivos mais rapidamente;
  • reduzir o número e a gravidade dos erros cometidos pelos usuários,pois eles poderão prever as consequências de suas ações e compreender melhor as respostas do sistema e as oportunidades de interação;
  • reduzir o custo de treinamento, pois os usuários poderão aprender durante o próprio uso e terão melhores condições de se sentirem mais seguros e motivados para explorar o sistema;
  • reduzir o custo de suporte técnico, pois os usuários terão menos dificuldades para utilizar o sistema e, se cometerem algum erro, o próprio sistema oferecerá apoio para se recuperarem dos erros cometidos; e
  • aumentar as vendas e a fidelidade do cliente, pois os clientes satisfeitos recomendam o sistema a seus colegas e amigos e voltam a comprar novas versões.

Usabilidade

Usabilidade é a questão relacionada a quão bem os usuários podem usar a funcionalidade definida.

E para os sistemas computacionais alguns pontos são interessantes, tal como:

“Sua melhor tentativa não é boa o suficiente” (Nielsen, 1993)

Cinco atributos - Usabilidade

  1. Facilidade de aprendizagem (learnability)
  2. Facilidade de relembrar (memorability)
  3. Número de erros cometidos
  4. Eficiência no uso
  5. Satisfação subjetiva
Fonte [EN]

1 - Aprendizagem - Usabilidade

O sistema deve ser fácil de aprender, de tal forma que o usuário possa rapidamente começar a interagir.

Segundo Nielsen, é o mais importante atributo da Usabilidade.

2 - Relembrar - Usabilidade

O sistema precisa ser facilmente relembrado, de forma que o usuário ao voltar a usá-lo depois de um certo tempo não tenha novamente que aprendê-lo.

3 - Erros - Usabilidade

O sistema precisa ter uma pequena taxa de erros, ou seja, o usuário não pode cometer muitos erros durante o seu uso.

Caso o usuário erre, deve ser fácil a recuperação, sem perda de trabalho.

4 - Eficiência - Usabilidade

O sistema precisa ser eficiente no uso, de forma que uma vez aprendido o usuário tenha um elevado nível de produtividade.

5 - Satisfação - Usabilidade

Os usuários devem gostar do sistema, ou seja, deve ser agradável de forma que o usuário fique satisfeito ao usá-lo.

Usabilidade na Web

Princípios básicos (Nielsen, 1999)
  1. Clareza na arquitetura da informação
  2. Facilidade de navegação
  3. Simplicidade
  4. Relevância do conteúdo
  5. Manter a consistência
  6. Tempo suportável
  7. Foco no usuário

1 - Clareza

É essencial que o usuário consiga discernir o que é prioritário e o que é secundário no site.

Os usuários sempre terão dificuldades em encontrar o que procuram, então devem ser ajudados provendo-se um senso de como a informação está estruturada e localizada.

Uma das alternativas adotadas em alguns sites, é prover um mapa do site, de forma que os usuários saibam onde estão e para onde podem ir.

2 - Facilidade

Um conceito é que o usuário deveria conseguir acessar a informação desejada no máximo em três cliques.

E conseguir organizar a informação dentro disso já é um bom princípio.

3 - Simplicidade

Quem navega quer encontrar o mais rapidamente possível o objetivo da busca.

Você deve dar ao usuário paz e tranquilidade para que ele possa analisar a informação. Cuidados devem ser tomados para que a simplicidade não signifique ausência de informação.

Exemplo, se ao entrar em um site o usuário precisa que duas perguntas básicas sejam respondidas: Onde eu estou? O que posso obter nesse site?

4 - Conteúdo

Se nas revistas ou na televisão, por exemplo, a sedução passa muito pela beleza das imagens, na Web o conteúdo é o que mais importa para atrair e prender a atenção do usuário.

Um bom texto para essa mídia tem que ser o mais conciso e objetivo possível, não promocional ou publicitário, como impera hoje, com perda de credibilidade.

5 - Consistência

Assim, como para qualquer outro tipo de software, a consistência é um poderoso princípio de usabilidade na Web.

Quando as coisas acontecem sempre do mesmo jeito, os usuários não precisam se preocupar a respeito do que irá acontecer.

Ao contrário, eles sabem o que vai acontecer baseados numa experiência anterior. Isso leva a adoção de procedimentos padrões, como por exemplo, o uso de cores.

6 - Tempo

O tempo de carga das páginas deve ser necessariamente curto.

Estudos indicam que 10 segundos é o máximo de tempo antes que as pessoas percam o interesse.

7 - foco no usuário

O foco deve estar nas atividades dos usuários.

Deixar-se embevecer pelas últimas tecnologias da Web irá atrair uns poucos interessados somente na tecnologia.

Material atual

ProfºEduardo Pezutti

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