ProfºEduardo Pezutti
http://maverick.td.utfpr.edu.br/slides/piw linkIHC é uma disciplina interessada no projeto, implementação e avaliação de sistemas computacionais interativos para uso humano, juntamente com os fenômenos relacionados a esse uso (Hewett et al., 1992)
Aumentar a qualidade de uso de sistemas interativos apresenta vários benefícios para a experiência pessoal do usuário em decorrência do uso e, consequentemente, para a sua vida (Norman, 1988; Rubin, 1994; Bias e Mayhew, 2005). Esse aumento da qualidade de uso contribui para:
Usabilidade é a questão relacionada a quão bem os usuários podem usar a funcionalidade definida.
E para os sistemas computacionais alguns pontos são interessantes, tal como:
“Sua melhor tentativa não é boa o suficiente” (Nielsen, 1993)
O sistema deve ser fácil de aprender, de tal forma que o usuário possa rapidamente começar a interagir.
Segundo Nielsen, é o mais importante atributo da Usabilidade.
O sistema precisa ser facilmente relembrado, de forma que o usuário ao voltar a usá-lo depois de um certo tempo não tenha novamente que aprendê-lo.
O sistema precisa ter uma pequena taxa de erros, ou seja, o usuário não pode cometer muitos erros durante o seu uso.
Caso o usuário erre, deve ser fácil a recuperação, sem perda de trabalho.
O sistema precisa ser eficiente no uso, de forma que uma vez aprendido o usuário tenha um elevado nível de produtividade.
Os usuários devem gostar do sistema, ou seja, deve ser agradável de forma que o usuário fique satisfeito ao usá-lo.
Princípios básicos (Nielsen, 1999)
É essencial que o usuário consiga discernir o que é prioritário e o que é secundário no site.
Os usuários sempre terão dificuldades em encontrar o que procuram, então devem ser ajudados provendo-se um senso de como a informação está estruturada e localizada.
Uma das alternativas adotadas em alguns sites, é prover um mapa do site, de forma que os usuários saibam onde estão e para onde podem ir.
Um conceito é que o usuário deveria conseguir acessar a informação desejada no máximo em três cliques.
E conseguir organizar a informação dentro disso já é um bom princípio.
Quem navega quer encontrar o mais rapidamente possível o objetivo da busca.
Você deve dar ao usuário paz e tranquilidade para que ele possa analisar a informação. Cuidados devem ser tomados para que a simplicidade não signifique ausência de informação.
Exemplo, se ao entrar em um site o usuário precisa que duas perguntas básicas sejam respondidas: Onde eu estou? O que posso obter nesse site?
Se nas revistas ou na televisão, por exemplo, a sedução passa muito pela beleza das imagens, na Web o conteúdo é o que mais importa para atrair e prender a atenção do usuário.
Um bom texto para essa mídia tem que ser o mais conciso e objetivo possível, não promocional ou publicitário, como impera hoje, com perda de credibilidade.
Assim, como para qualquer outro tipo de software, a consistência é um poderoso princípio de usabilidade na Web.
Quando as coisas acontecem sempre do mesmo jeito, os usuários não precisam se preocupar a respeito do que irá acontecer.
Ao contrário, eles sabem o que vai acontecer baseados numa experiência anterior. Isso leva a adoção de procedimentos padrões, como por exemplo, o uso de cores.
O tempo de carga das páginas deve ser necessariamente curto.
Estudos indicam que 10 segundos é o máximo de tempo antes que as pessoas percam o interesse.
O foco deve estar nas atividades dos usuários.
Deixar-se embevecer pelas últimas tecnologias da Web irá atrair uns poucos interessados somente na tecnologia.
ProfºEduardo Pezutti
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