ProfºEduardo Pezutti
http://maverick.td.utfpr.edu.br/slides/piw linké um processo com três atividades básicas:
Atividades propostas:
Fase básica e essencial de análise das tarefas e objetivos, para identificação das características individuais dos usuários.
Análise comparativa de diversos produtos disponíveis, para estudo de recursos interessantes e falhas para inovar.
Determinação dos pesos dos atributos de usabilidade, em função do projeto, dos objetivos da interface e das métricas da usabilidade.
Exploração das diversas alternativas de design, através do trabalho independente de vários desenvolvedores, para geração de múltiplas soluções.
Apresentação de diversas opções de design para uma amostra representativa de usuários, para seleção das alternativas adequadas.
Aplicação de argumentos de consistência para todo o conjunto da interface homem-computador incluindo, além das telas do produto, a documentação.
Utilização de princípios para design de interfaces com usuário e de heurísticas de usabilidade, para avaliação do design considerado.
Elaboração de telas sem funcionalidades para avaliação dos usuários e diminuição de tempos de reengenharia.
Elaborar uma série de testes das telas com os usuários para listagem de erros e melhorias de usabilidade.
Realização de novas versões da interface, através de um processo iterativo de design, baseados nos problemas de usabilidade e nas observações identificadas na fase 9.
Investigação minuciosa do contexto de uso
atividades básicas:
Baixa Fidelidade | Média Fidelidade | Alta Fidelidade | |
Fase do design | Definição de requerimentos | Arquitetura da informação | Lançamento do produto |
Tipo do protótipo | Feitos a mão | Detalhes e recursos de interação | Realístico |
Ferramentas | Material de escritório | Word, Power Point, Visio | Html, Dreamweaver |
Nos primeiros estágios do design, pois:
Lápis e papel!
Mas tem também as digitais:
ProfºEduardo Pezutti
epsantos@utfpr.edu.br link