ProfºEduardo Pezutti
http://maverick.td.utfpr.edu.br/slides/piw linkGuidelines (diretrizes) que orientam o design na tomada de decisões consistentes através de elementos que constituam o produto.
▼As diretrizes (guidelines) e os padrões (standards) ajudam os desenvolvedores a criar as melhores interfaces a partir da experiência dos outros.
Existem diretrizes que são bastante detalhadas (denominadas de recomendações) e outras são mais abstratas.
Exemplo de diretrizes de usabilidade: userfocus
10 descobertas e diretrizes úteis de usabilidade
Informações relacionadas à teoria. Ex: “Tempo suportável” - estudos indicam que 10 segundos é o máximo de tempo antes que as pessoas percam o interesse.
Versões mais específicas das recomendações. Ex: “Adote um formato mais consistente para a localização dos vários recursos de uma tela”
Coleção de regras específicas. Ex: “Para projetar um ícone, você deve criar a primeira versão em preto e branco e depois a colorida.” (Apple)
Conjunto de regras internacionais que governam o desenvolvimento de sistemas interativos. Ex: ISO 14915 – Design of the user interface of multimedia applications
Guidelines são utilizadas por fabricantes que definem, com elas, uma certa identidade à marca.
O uso de guidelines não deve ser entendido como “receita de design”, mas sim como um conjunto de princípios norteadores da interface.
Guidelines para o design de interfaces
Conhecer a população de usuários, estar atento para as diferentes necessidades, promover sua satisfação pessoal e permitir que ampliem e facilitem a realização de suas tarefas.
Isso significa que o usuário não deve ter que se “lembrar” de grande quantidade de informação para usar bem o sistema.
Quantas vezes, ao navegar pela Internet, você se esqueceu do que estava buscando inicialmente?
Os usuários, tanto novatos quanto experientes, cometerão erros. Mensagens de erro efetivas e feedback ajudam o usuário a saber o que fazer quando o resultado de suas ações não produz o que ele espera.
Consistência emerge do uso de padrões, que são mantidos ao longo do design dos componentes do produto.
Consistência também é derivada do uso apropriado de metáforas.
O design pattern apresenta muitas vezes uma solução comum para determinado problema, a solução é descrita e feita de uma forma abstrata. Permitindo o engenheiro determinar detalhes e algumas especificações de um design pattern.
Para o design (em especial a web), também segue esta idéia, o que existe pronto que pode ajudar a resolver um problema? O que eu é um problema de design?
Formato a ser definido um padrão:
Bibliotecas de padrões web:
Welie Pattern Library
Mais alguns links úteis:
Lista de fotos - Design Patterns
Palestra do Frederick (usabilidoido) - Padrões Web
ProfºEduardo Pezutti
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