ProfºEduardo Pezutti
http://maverick.td.utfpr.edu.br/slides/piw linkmétodo de avaliação de IHC por inspeção cujo principal objetivo é avaliar a facilidade de aprendizado de um sistema interativo, através da exploração da sua interface (Wharton et al., 1994)
tabelao avaliador simula, na (representação da) interface, a execução das tarefas que fazem parte do escopo de avaliação. Para cada tarefa, o avaliador examina cada passo, analisando se e por que um usuário com o perfil especificado escolheria a ação “correta” ou perceberia que o efeito correto foi alcançado. Para a avaliação de cada passo, o avaliador responde as seguintes perguntas:
Na atividade de consolidação dos resultados, os avaliadores analisam as histórias de sucesso e insucesso sobre a realização das tarefas para sintetizar resultados sobre:
O objetivo da inspeção semiótica é avaliar a qualidade da emissão da metacomunicação do designer codificada na interface. Portanto, não é necessário envolver usuários nessa avaliação.
tabelaEste é o meu entendimento, como designer, de quem você, usuário, é, do que aprendi que você quer ou precisa fazer, de que maneiras prefere fazer, e por quê. Este, portanto, é o sistema que projetei para você, e esta é a forma como você pode ou deve utilizá-lo para alcançar uma gama de objetivos que se encaixam nesta visão. de Souza, 2005a, p. 25
visa a avaliar a usabilidade de um sistema interativo a partir de experiências de uso dos seus usuários-alvo (Rubin, 1994; Rubin e Chisnell, 2008).
tabelaO relato dos resultados do teste de usabilidade deve descrever (veja Seção 9.7.5):
O método de avaliação de comunicabilidade visa apreciar a qualidade da comunicação da metamensagem do designer para os usuários (Prates et al., 2000a; de Souza 2005a; Prates e Barbosa, 2007; de Souza e Leitão, 2009). Assim como o método de inspeção semiótica, o método de avaliação de comunicabilidade tem como fundamentação teórica a engenharia semiótica.
tabelaavalia a usabilidade de um design de IHC representado em papel, através de simulações de uso com a participação de potenciais usuários. Simular o uso em papel é um modo rápido e barato de identificar problemas de usabilidade antes mesmo de construir uma solução de IHC executável.
opção interessante para uma avaliação formativa junto aos usuários, principalmente para comparar alternativas de design.
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